domingo, 6 de dezembro de 2015

Como divulgar seu blog pelo Facebook



Um erro que muita gente comete ao tentar divulgar seu blog (e eu já cometi esse erro) é achar que qualquer canto que dê para inserir um link está valendo como divulgação. Existe uma linha tênue entre divulgação e spam/floodagem. Existe hora e lugar certo para tudo.


No facebook, muitos blogueiros recorrem aos grupos de divulgação, dos quais eu já participei e conheço bem o que rola por lá. Se é um grupo de divulgação para blogs, só vai entrar um tipo de gente lá: blogueiros que querem enfiar seus links goela abaixo. Eles vão entrar, postar seus links e sair. Nenhuma postagem sua vai receber like, comentário (exceto pelas divulgações em comentários de outra divulgação) e os cliques serão quase nulos. Eu digo quase porque no meio dessas 5000 pessoas querendo se promover a todo custo, pode ter meia dúzia de inocentes (como eu e você) que olham uns posts desses grupos.

Então como eu divulgo no facebook?

Para que as pessoas conheçam seu blog, você não precisa necessariamente empurrar o padrão "Tem post novinho falando sobre pé de repolho no meu blog. Venha conferir! www.linkdapostagem.com". É muito mais eficiente se você fizer com que as pessoas se interessem 1) pelo seu conteúdo; 2) por você.

Sim, por você. Sua imagem contribui muito para imagem do blog. Então tente fazer as coisas na base da amizade e não do "clique num link de um estranho".

Eu resolvi printar um post da minha Fan page para exemplificar. Ao invés daquela frase curta com um link, fiz um texto abordando mais profundamente o assunto do post. Isso faz com que o leitor fique curioso para ler sua postagem e saber sua opinião sobre determinado assunto. Não é sempre que temos paciência para digitar textos assim, mas vale a pena nos esforçarmos pelo menos quando sabemos que é um post e/ou um assunto legal.





1) Escolha um grupo organizado

Como eu já deixei claro, você dificilmente vai criar vínculos com pessoas nesses grupos de divulgação. Saiba selecionar os grupos, procurando por aqueles onde há interação (Isso soou familiar? rs). Além do nosso grupo, existem vários outros com o mesmo objetivo. "Vários" é bem relativo. Perto dos grupo cheios de Seguem De Volta são bem poucos, mas existem.

"Ah, mas eu deixo meu link do post de divulgação, entro no blog de todo mundo e ninguém entra no meu"

Então você não leu nada do que eu escrevi. Ter um espaço de divulgação dentro de um grupo assim normalmente é só para não ficar chato e proibitivo demais. Entrar no grupo só para jogar seus links vai dar na mesma que fazer isso nos grupos fantasmas. Você precisa participar dos projetos propostos, conversar no feed com o pessoal, tirar dúvidas, ajudar o colega, construir uma imagem.


2) Fan Page

Ter uma página para o blog ajuda muito. Além de ser uma opção a mais para quem quer seguir, é onde você vai postar suas atualizações para que os leitores existentes as vejam. E para ampliar o alcance de suas publicações você pode usar tags com palavras-chave para que outras pessoas do facebook encontrem.


3) Perfil pessoal

Eu achava que essa opção era óbvia, mas conhecendo outros blogueiros descobri que a grande maioria tem vergonha de mostrar o blog para a família e amigos. Não há vergonha alguma nisso. Pelo contrário. Seus amigos do convívio social podem te ajudar com dicas, pedido de postagens, lendo seu blog e indicando para outros amigos. O famoso boca-a-boca.

É isso, gente, espero que tenham gostado!

Ana Lopes
http://www.yagaminana.blogspot.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rede - Blogs que Interagem
Maira Gall